top of page

Tratamentos

RONCO

Ronco é um som que ocorre quando se respira através da boca e do nariz enquanto se está dormindo. O ar atravessa a região que fica na garganta atrás da base da língua de uma maneira peculiar, levando aos tecidos da boca, nariz e garganta a vibrar, provocando um efeito sonoro.


Pode estar relacionado a um bloqueio parcial do fluxo de ar devido ao excesso de tecido no nariz, boca ou garganta, à posição que se dorme ou devido a algumas condições específicas de saúde.


Antes considerado um evento normal do sono, hoje já existem evidências que o ronco pode estar relacionado com o aumento do colesterol ruim e obstrução das carótidas, por exemplo.


Os principais fatores relacionados à limitação do fluxo de ar nas vias aéreas superiores e ao ronco são:

  • Sobrepeso/obesidade: o excesso de gordura depositado ao redor do pescoço e garganta proporciona que os tecidos adjacentes se “dobrem”, reduzindo o calibre das vias aéreas e o fluxo do ar. Este problema é mais importante para os homens, que acumulam mais gordura ao redor do pescoço.

 

  • Idade: quanto mais idade, mais “flácida” fica a musculatura, permitindo que os tecidos vibrem mais facilmente.

 

  • Álcool e medicações: o uso de álcool ou remédios para dormir relaxam a musculatura corporal, deixando-a mais “flácida” também.

 

  • Dormir com a barriga para cima: faz com que a língua “caia” sobre a garganta, reduzindo o fluxo aéreo local.

 

  • Resfriados, alergias e tabagismo: são condições que contribuem para bloquear a passagem do ar pelo nariz e aumentar a respiração bucal, contribuindo para o surgimento de ronco. 

O tratamento geralmente é feito com aparelhos intra-orais individualizados, feito sob medida para cada indivíduo, sendo que o uso do CPap também pode estar indicado dependendo da gravidade do caso.

ronco.jpg

FALE CONOSCO

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page